As obras do Projecto WASIS II, que visam melhorar o sistema de abastecimento de água nas cidades de Tete e Moatize, estão a entrar na sua fase conclusiva. A constatação foi feita pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, durante uma visita técnica realizada na sexta-feira, 11 de Abril.
Com uma execução física estimada em 85% na componente de produção e 35% na distribuição, o projecto é financiado pelo Governo de Moçambique em parceria com o Banco Mundial. As intervenções em curso incluem a expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA), reabilitação de campos de furos, construção de reservatórios e requalificação das redes de distribuição.
O Ministro destacou avanços significativos na qualidade da engenharia e na coordenação entre os empreiteiros e os fiscais. “Estamos satisfeitos com a qualidade da execução. O trabalho que estamos a ver representa um salto importante na capacidade de fornecimento de água às populações”, afirmou Fernando Rafael.
O Projecto WASIS II representa um marco essencial na melhoria do acesso à água potável para milhares de habitantes de Tete e Moatize, reforçando o compromisso do Governo com a promoção do bem-estar e saúde pública nas zonas urbanas do país.
Share this content:
Bom dia!
A sua concretização será do agrado aqui no bairro Samora Machel, zona da ES de Canongola. Há 3 anos cheio de promessas mas, sem jorar água nas nossas torneiras. Aqui, população saturada…