Director de Escola Condenado a Prisão por Desviar Arroz Destinado ao Lanche Escolar
O director da Escola Primária Eduardo Mondlane, localizada no distrito de Meconta, província de Nampula, foi condenado a 13 meses de prisão por desvio de bens destinados ao lanche escolar. O funcionário foi considerado culpado pelo desvio de 57 sacos de arroz, óleo, sal e ainda material informático pertencente à instituição de ensino.
Segundo o administrador de Meconta, Melchior Focas, este é um processo criminal já concluído, e agora cabe ao Governo dar seguimento ao procedimento administrativo ou disciplinar. Dependendo da gravidade do caso, o director pode ser afastado das suas funções, demitido ou até expulso do aparelho do Estado.
“O processo disciplinar já está em andamento, e poderá resultar na cessação de funções ou demissão. No pior dos cenários, poderá mesmo culminar com a expulsão definitiva do serviço público”, afirmou Focas, citado pela Revista Lusófona.
Enquanto o desfecho do processo disciplinar não é conhecido, o director e outros funcionários envolvidos no desvio foram obrigados a retomar as suas funções. O administrador sublinhou que este é um caso inédito no distrito e apelou aos gestores escolares para agirem com integridade, lembrando que um dirigente deve ser um exemplo de boa conduta.
Share this content: