O Embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas, Domingos Estevão Fernandes, enalteceu o suporte que a ONU tem prestado ao país, sobretudo nos esforços de estabilização, combate ao terrorismo e apoio humanitário.
A declaração foi feita na quarta-feira, em Nova Iorque, após Domingos Fernandes apresentar as Cartas Credenciais que o oficializam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, bem como Representante Permanente de Moçambique nas Nações Unidas, ao Secretário-Geral da organização, António Guterres.
Na ocasião, Fernandes sublinhou a relevância que Moçambique atribui à ONU, tanto como epicentro do multilateralismo global, como parceiro estratégico no desenvolvimento do país.
Por seu lado, António Guterres reconheceu o “desempenho exemplar” de Moçambique durante o seu mandato como membro não-permanente do Conselho de Segurança, entre 2023 e 2024. Destacou ainda o papel do país na promoção do diálogo entre partes divergentes e na defesa da paz e segurança internacionais.
O Secretário-Geral reafirmou o compromisso da ONU em mobilizar a comunidade internacional para reforçar o apoio a Moçambique na luta contra o terrorismo e na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Share this content: